HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é a versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Meios seguros de transferência de dados usando o protocolo https na internet são necessários para efetuar transações online seguras, como os serviços bancários ou compras online. Em outras palavras, o HTTPS criptografa a sessão com um certificado digital, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores. Então, se o website começa com https:// ao invés de http://, ele é um website seguro. Praticamente 99% dos navegadores são capazes de se conectar a um servidor web uitlizando http ou https. Os principais navegadores como o Internet Explorer ou o Firefox mostram um cadeado dourado para indicar que você está acessando um website seguro. Esse cadeado só aparece quando um certificado digital está instalado no servidor web...
É utilizado para criptografar os dados transmitidos durante a navegação de uma página, sendo considerado uma forma mais segura de transmitir dados entre um visitante e um site. Normalmente é utilizado em páginas onde informações pessoais são passadas e dados de cartão de crédito são informados.
O SSL (Secure Sockets Layer) usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. O SSL é a única e eficaz maneira de obter segurança de dados em comércio eletrônico. Quando um SSL – Certificado Digital está instalado no website, um icone de um cadeado aparece no navegador e o endereço começa com https:// ao invés de http:// informando que os dados serão criptografados.
Com a crescente popularidade da internet, mais oportunidades são criadas para os setores comerciais e não-comerciais. A maioria das pessoas não enviarão seus dados confidenciais pela web a menos que saibam que as informações estarão seguras. A melhor maneira de garantir essa segurança e atrair mais consumidores é instalar um certificado SSL para comprovar a identidade do seu site.
1. Acesse a sua URL via HTTPS:// e clique duas vezes sobre o cadeado que aparece no canto superior direito do seu navegador.
2. Em seguida, clique no botão Informações do certificado...
3. Ao abrir o certificado clique na aba Detalhes 3. Na aba Detalhes clique em Requerente
4. O tipo do seu certificado está escrito na segunda linha, no primeiro campo
Com os dados trafegando na sua loja virtual de modo criptografado, reduzem-se as chances de invasores roubarem informações suas ou de clientes. Só de não ter problema com o comprometimento de dados, você economiza dinheiro e ainda usa a segurança como propaganda para atrair novos clientes.
Compradores atentos observam se existe aquele cadeado na URL da sua loja virtual certificando a segurança por meio do HTTPs. Mostrar aos clientes que a sua loja é segura aumenta a credibilidade do negócio. A desconfiança é uma das principais causas de desistência do consumidor na hora de comprar on-line, portanto, mostre a ele que seu comércio é confiável.
O Google considera segurança como importante critério para posicionar um site nos primeiros resultados de pesquisas. Um dos objetivos do buscador é combater fraudadores e outras ameaças na internet. Isso é ótimo, pois estão valorizando a sua honestidade e aumentando a visibilidade da sua loja virtual. Aparecer nos primeiros resultados do Google é umas das vantagens do certificado SSL!